top of page
BIOGRAFIA BREVE
PortuGoesas

Por herança cultural e étnica, duas cantoras, uma soprano e uma mezzo, decidiram dar vida à música de Goa.

 

Esta antiga colónia portuguesa na Índia, possui um reportório de uma riqueza ainda por descobrir,  tanto na música tradicional, como na erudita e religiosa.

É essa miscigenação bebida das culturas ocidental e oriental, com temas portugueses e indianos, que lhe confere a riqueza e originalidade.

 

Da investigação das duas cantoras, Verónica Milagres da Silva e Carolina Figueiredo, resultou um reportório pontuado pela interpretação de 

tradicionais goeses, transmitidos sobretudo pela tradição oral, como o Mandó, o dulpod e o dekni, entre outros.

 

As PortuGoesas são a soprano, Verónica Milagres da Silva e a mezzo-soprano, Carolina Figueiredo, acompanhadas pelo pianista Carlos Garcia.

Cantoras de formação clássica, trabalham juntas há mais de 15 anos e conheceram-se no âmbito do trabalho que desenvolvem no Coro Gulbenkian.

 

É a paixão de manter a continuidade da tradição familiar musical, que as faz reviver e reinterpretar estes temas de um cancioneiro, cada vez mais enriquecido pela pesquisa de autores e obras espalhados pela diáspora goesa à volta do mundo.

 

Do cancioneiro tradicional de Goa, as PortuGoesas fazem ouvir o mandó, o dekni e o dulpod, onde pontuam temas como Tucá, Kaiboreló, San Francisco Xavierá (Patrono de Goa), Farar Far e o incontornável Adeus.

O trio PortuGoesas, propõe uma “voz” original para um dos cancioneiros da lusofonia menos conhecidos do público e mostra, por outro lado, uma outra visão do cancioneiro de Goa,  

 

A par da recuperação e divulgação da música de Goa, as PortuGoesas incluem no seu reportório um outro programa onde interpretam temas do cancioneiro português, que inclui fados e canções tradicionais, como “Oliveirinha da Serra”, “Fado da Mariquinhas”, entre outros.

bottom of page